Atividade aos sábados das 14:00 até 17:00.



O Movimento Escoteiro

Para que você conheça um pouco mais de nossa organização.

  • Informações Básicas
    • O Movimento Escoteiro (Escotismo) é um movimento educacional para jovens, com a colaboração de adultos, voluntário, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o propósito, os princípios e o método Escoteiro.
    • Propósito do Escotismo é contribuir no desenvolvimento das crianças e jovens, somando valores ao caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, efetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participativos e úteis em suas comunidades.
    • Os princípios do escotismo são definidos na promessa Escoteira, base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo.
    • A Promessa (Juramento) – "Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer a lei do Escoteiro".
    • O Método Escoteiro caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos:
      • Lei e Promessa
      • Aprender Fazendo
      • Vida em Equipe
      • Atividades Progressivas, atraentes e variadas.
      • Desenvolvimento pessoal com orientação individual
  • Organização
    • Escotismo está psicologicamente dividido em RAMOS, que se distinguem por programas e atividades diferentes:
      • Ramo Lobinho – para meninos e meninas de 07 a 10 anos, chamados de Lobinhos e Lobinhas.
      • Ramo Escoteiro – Para Rapazes e moças de 11 a 14 anos, chamamos de Escoteiros e Escoteiras.
      • Ramo Sênior – Para Rapazes e moças de 15 a 17 anos, chamamos de Seniores e Guias.
      • Ramo Pioneiro – Para jovens de 18 a 21 anos, chamados de Pioneiros e Pioneiras.
    • O LOBISMO usa como marco simbólico o livro da Jângal, de Rudyard Kipling. As atividades incentivam a socialização pela diversão e execusão de tarefas em equipes. Como oportunidade de desenvolvimento, o lobismo oferece jogos, trabalhos manuais, interpretação, canções, etc. alem de instrução de técnicas escoteiras.
    • O RAMO ESCOTEIRO é baseado no estudo da natureza, vida mateira, exploração, campismo, navegação e conquista do ar, fundamentado na vida em equipe e participação comunitária. A principal característica está na oportunidade de aventura.
    • RAMO SÊNIOR tem suas atividades em torno dos quatro desafios: Físico, Mental, Espiritual e Social, atendendo às características da idade de auto-afirmação, intenso desenvolvimento físico e intelectual, acentuado interesse pelo grupo de idade em relação a opiniões, aceitação e interesse pelo sexo oposto.
    • O PIONEIRISMO é uma fraternidade de ar livre e serviço ao próximo, funcionando como um centro de interesses, de realização, de mútua ajuda e de serviço comunitário, promovendo atividades de campismo, excursionismo e ecológicas, culturais e sociais, estimulando o jovem a evoluir em espiritualidade e perfeição humana e atingir a maturidade como cidadão feliz e eficiente.
  • Um Pouco da História...

    Tudo começou quando no verão 1907, o ex-militar Robert Stephenson Smith Baden-Powell, organizou um acampamento para 20 meninos na ilha de Brownsea na Inglaterra, oportunidade em que ele colocaria em prática suas idéias de "Scoutting for Boys".

    Nascia ali, o maior movimento juvenil do mundo, hoje com mais de 25 milhões de membros e presente em 216 países e territórios.

    É Reconhecido pela Unesco, governos e autoridades mundiais em educação como importante instrumento no desenvolvimento integral dos jovens.

    Chegou ao Brasil em 1911, simultaneamente no Rio de janeiro, Minas Gerais e São Paulo e hoje a sede nacional está localizada em Curitiba-Pr.

    Em Timbó têm-se registros de jovens que praticavam o Escotismo antes da segunda guerra, mas por causa da proibição do uso da língua alemã, estes jovens descendentes de germânicos que se denominavam de "Phartfinder" pararam de se reunir.

    No início dos anos sessenta, surgiu em Timbó o primeiro Grupo Escoteiro, mas que durou apenas alguns anos, vindo a fechar por volta de 1967.

    Em março de 1971, numa ação encabeçada pelo Rotary Club Timbó e liderada pelo saudoso Siegfried Pollmann, é fundado o atual Grupo Escoteiro Timbó, que passa a ter sua sede provisória num pequeno rancho ao lado do Pavilhão Centenário de Timbó, hoje denominado Pavilhão Municipal Henry Paul. Anos mais tarde é edificada ao lado, uma sede própria e de material, que foi submetida a obras de ampliação nos anos oitenta, dobrando o espaço útil.

    Em maio de 1981 a lei 769 reconhece a entidade como de utilidade pública municipal e em 1992, através da lei municipal 1524, a entidade dá sua atual sede para a municipalidade e recebe em troca, por doação, uma ampla área junto a Rodovia Tercílio Marchetti, na estrada Timbó-Rio dos Cedros, aonde então é iniciada a instalação da nova sede escoteira, no que hoje é denominado de "Parque da Apaget".

    Nestes muitos anos, mais de mil jovens já passaram pelo Grupo Escoteiro Timbó e tiveram a oportunidade de vivenciar momentos que certamente guardarão para sempre na memória.

    Toda essa história de conquistas e aventuras foi possível graças ao empenho e dedicação de inúmeros adultos (Escotistas e Dirigentes) que voluntariamente deram e dão sua contribuição, e principalmente da comunidade que sempre correspondeu quando solicitada.

  • Informações Gerais
    • Horário das ReuniõesAs reuniões semanais acontecem de fevereiro a dezembro, sempre aos sábados das 14h00 as 16h00, na sede do Grupo Escoteiro. Exceção quando são programadas atividades especiais, oportunidade em que os horários são divulgados juntamente com a autorização de participação da atividade.
    • AtividadesO Grupo Escoteiro tem um calendário geral de atividades, mas cada seção (Lobinho, Escoteiro, Sênior ou Pioneiro) tem uma programação complementar e esta programação está sob a coordenação do Escotista de Seção. Nas atividades externas muitas vezes o apoio dos pais torna-se imprescindível para uma atividade de sucesso.
    • Falta JustificadaQuando por motivo de força maior o membro juvenil não pode estar presente na atividade programada por sua seção, na atividade seguinte deverá apresentar justificativa por escrito e assinada pelo pai ou responsável.
    • Traje Escoteiro (Uniforme)Adquirido por todos os membros juvenis e adultos, é utilizados em todas as atividades. O traje formal é composto de um boné escoteiro, camisa azul-mescla manga curta, lenço do Grupo, calça/bermuda tipo "blue-jeans", meia branca e tênis preto. Já o traje de atividade é composto de um boné escoteiro, camiseta meia-manga com motivos escoteiros, lenço do Grupo, calça/bermuda tipo "blue-jeans", meia branca e tênis preto.
    • Uso do TrajeAo ingressar, o novo membro inicia um período denominado de "introdutório", que tem duração de um a três meses, onde poderá usar o traje de atividade, mas sem o lenço de Grupo . Somente no dia da investidura (promessa) é que começará a utilizar o seu traje formal completo.
    • Materiais Individuais de AcampamentoExistem alguns equipamentos individuais necessários para que se possa acampar, porém todos eles podem facilmente ser substituídos pelo que já se possui em casa. Aos poucos, em conformidade com a possibilidade financeira, poderá ser adquirida a mochila, o saco-de-dormir, a lanterna e etc. Uma boa proposta é direcionar os presentes de aniversário e outras datas, para complementar o enxoval.
    • Loja EscoteiraLocalizada no prédio da administração, na Loja Escoteira estão disponíveis para compra diversos materiais para o uniforme, distintivos e literatura escoteira. Seu funcionamento é no horário das atividades normais de sábados.
    • Palestra InformativaOs pais ao inscreverem seus filhos assumem o compromisso de participarem da "Palestra Informativa" preparada especialmente para adultos e que acontecem periodicamente na sede, conforme o calendário. Além de ser um requisito básico para a realização da "Promessa" do membro juvenil, é uma grande oportunidade para conhecer um pouco mais do sistema Escoteiro.
    • Participação EfetivaDiferentes de muitas outras instituições, no Grupo Escoteiro os pais, passam a fazer parte também da entidade. Além de serem reconhecidos como sócios e da presença obrigatória nas Assembléias e reuniões de pais da seção, a interação dos pais com os escotistas de seus filhos e colaboração nas atividades é de vital importância para o melhor aproveitamento dos jovens no movimento escoteiro.
    • Eventos EspeciaisPara a integração de todas as famílias com o Grupo Escoteiro, a programação geral prevê atividades abertas. Quando receber o convite para estas atividades, solicitamos especial atenção e sempre que possível, recomendamos a participação.
    • APAGETA Associação de Pais e Amigos do Grupo Escoteiro Timbó é a proprietária de todos os bens físicos da entidade e detém junto ao Movimento Escoteiro nacional, a autorização para o funcionamento do 20º/SC Grupo Escoteiro Timbó.
    • AdministraçãoA cada dois anos a Assembléia Geral elege uma diretoria que assume a responsabilidade de dirigir, administrar e prestar contas da entidade. O Presidente coordena a Diretoria enquanto que o Diretor Técnico tem a importante função de liderar a equipe técnica de escotismo, que juntamente com o Conselho de Escotistas, elaboram e executam as atividades escoteiras.
    • DiretoriaOs membros da diretoria são chamados de Dirigentes. A Diretoria eleita é composta por um Presidente, um Vice-Presidente e um Diretor Financeiro. Outros cargos podem ser criados e os ocupantes nomeados de acordo com as necessidades de cada Grupo Escoteiro. A principal atribuição da Diretoria é administrar o Grupo Escoteiro e dar suporte às atividades técnicas.
    • Conselho de EscotistasOs Escotistas são os adultos que trabalham efetivamente com os jovens. Em cada seção haverá um Escotista e com ele vários Escotistas-Assistentes. Quando todos os Escotistas do Grupo se reúnem, denominamos de Conselho de Escotistas o qual é coordenado pelo Diretor Técnico.
    • Dúvidas ou ReclamaçõesO procedimento certo para este assunto é entrar em contato direto com o Escotista responsável pela seção de seu filho(a). Caso não seja atendido, ou atendido aquém de suas expectativas, deve ser contatado o Presidente da entidade ou qualquer um dos membros da Diretoria.
    • TesourariaFunciona no prédio da administração no mesmo horário das atividades escoteiras. Lá estará o Diretor financeiro e com ele poderão ser efetuados os pagamentos das mensalidades e contribuições devidas.
    • Definição da MensalidadeAnualmente a Assembléia Geral, formada por Pais, Escotistas e Associados, estabelece o valor da mensalidade, levando em conta os custos da entidade e os repasses em nível estadual e nacional.A mensalidade visa fazer frente a despesas de manutenção administrativa, atividades externas e taxas, cobrindo toda e qualquer despesa do(a) jovem participante. Exceção apenas para atividades nacionais ou estaduais que necessitam de orçamento próprio e complementação de campanhas para arrecadação de fundos e eventuais aportes individuais.
    • ApadrinhamentoÉ um programa especial voltado para famílias de baixa-renda que visa proporcionar oportunidade para jovens com poucas condições financeiras. É limitado a cotas e suportado pela viabilização de apadrinhamento do(a) jovem por uma empresa ou cidadão.

Grupo Escoteiro Timbó

Associação de Pais e Amigos do Grupo Escoteiro Timbó

Rodovia Tercílio Marchetti, 1970 - 89.120-000 – TIMBÓ – SC

www.grupoescoteirotimbo.org.br

Diretoria Gestão 2016/2017

  • Marcos Ricardo Klitzke - Presidente
  • Frederico E. Germer - Vice-Presidente
  • Rosemeri Horn Lenzi - Diretora Financeira
  • Erica Klein Wolfram - Diretora Administrativa
  • Cleusa Margarete B. Maas - Diretora Administrativa Adjunta
  • Ivo Neitzel - Diretor de Patrimônio
  • Onélia Formigari Preuss - Diretora de Patrimônio Adjunta
  • Fabien W. Roepke - Diretor Técnico
  • Cicero P. C. Buzzi - Diretor Jurídico
  • Rogério Gessner - Diretor Social
  • Veronica Osnita O. Bernardo - Diretora da Loja Escoteira

Conselho Fiscal

  • Neide I. B. Braun – Titular
  • Ivo Neitzel – Titular
  • Sergio Leitzke - Titular
  • Klaus Doege – Suplente
  • Edimar L. Zoboli – Suplente
  • Gilberto Vandal – Suplente

Chefias das Seções

  • Alcatéia – Patricia T. John
    assistentes Everton Bica Pedroso, Jerusa Kreutzfeld, Vanessa Schutz Cunha, Mayara Simon
  • Tropa Escoteira – Ângela Preuss
    assistente Andre Carl, Gilmar Mariano de Castilho, Marcia Suavi
  • Tropa Sênio – Anna Victoria Germer
  • Clã Pioneiro – Mestre Frederico Emilio Germer

Grupo Escoteiro Timbó Creative Commons License .

Acessos: 1150206